xiquelene_n

O que pode significar a reabilitação da vedação da Praça dos Combatentes?

A praça dos combatentes, usualmente conhecida como ”Xiquelene” está ter a vedação renovada ou reabilitada, pois, depois da vedação antiga ter sofrido com os carros que lá andavam até ser derrubada na sua maior parte. A antiga vedação era composta por metal formando uma espécie de “grades”, algo que por ventura terá influenciado para que a vedação viesse à baixo pela fragilidade do material usado, não estou a dizer que o material usado para a construção da vedação não era adequado, mas esse foi um daqueles casos em que as fragilidades influenciam ao estrago.

Por exemplo: quando temos “taças de vinhos” usadas por crianças a chance de se quebrarem é muito maior. A renovação de qualquer que seja o sítio ou coisa é sempre imprescindível, mas há vários factores que antes devem ser levados à cauda e estudadas, neste caso (o do xiquelene), não é novidade para ninguém o negro historial desta praça, é muito mais famosa pelos acometimentos que lá ocorrem seja a luz do dia como a luz da “EDM”.

Depois da antiga vedação (de metal) ter vindo a baixo vejo que está a ser edificada outra, trata-se de um muro de blocos. O que me atribula não é o facto de ser um muro a ser construído, mas sim, o lugar onde o muro está a ser erguido, se mesmo com a vedação de grades onde quem estava por dentro conseguia ver o que se passa fora e vice-versa já era um local perigoso, imaginemos com um muro?

Penso que com isso a praça será a casa dos larápios, ou seja, eles farão o que quiserem e como quiser. São muitos estudos que devem ser feitos na implantação de infra-estruturas desta ordem e qualquer falha pode ser fatal (isso se for para o bem da população), eu não sou formado nessa área (de estudos de locais para implantação de infra-estruturas), mas seguindo a lógica, dá para constatar que não se conjugou este verbo (estudar).

Por: João da Diamantina Lourenço Machava