curadeiros

Medicina tradicional vs. Publicidade enganosa

A medicina tradicional é, desde há muito, usada para a cura de diversas enfermidades, aliás, antes da medicina convencional já eram usadas plantas e raízes para a cura de várias doenças. Este é o conhecimento que era transmitido oralmente de geração para geração.

Moçambique é exemplo do quão é usada a medicina tradicional. Em 22 de Agosto de 2010, o Ministério da Saúde apresentou um comunicado segundo o qual o Sistema Nacional de Saúde só abrangia 40% da população e que os restantes 60% eram assistidos pela medicina tradicional. Isto, de certa forma pode nos levar a acreditar que ela é até certo ponto eficaz.

Mas o que dizer quando a medicina tradicional vai além da cura de certas doenças, quando por exemplo o uso de plantas, tal como prometem alguns “cura-tudo”, pode entre outras coisas:

• Te fazer roubar sem ser descoberto;
• Te fazer passar em exames académicos sem ter estudado;
• Te curar o HIV/SIDA;
• Te aumentar o tamanho do pénis;
• Te fazer escapar da condenação de um juiz;
• Te faz parecer bonita para ser amada pelos homens;
• Faz com que a criança se pareça com o marido quando a gravidez resulta de uma traição;
• Ajuda as mulheres para que possam ser dadas muito dinheiro pelos maridos;
• “Faz o chefe gostar do teu serviço, mesmo você não ser nada”.

Estes são alguns dos vários exemplos de “curandeiros” que tentam, a todo o custo, ludibriar os moçambicanos. A busca desenfreada por clientes, faz com que esses “médicos tradicionais” recorram a publicidade para angariar potenciais clientes. Já podemos ver na cidade promotores a distribuir panfletos, se não os colam em murros ou postes ajudando a “embelezar” a nossa cidade. São médicos que vem do Vale do Zambeze ou Congo, enfim, quanto mais distante for sua proveniência parece ter mais credibilidade.

Resta saber se alguém vai à este tipo de médico para que possa nos dar seu testemunho. Tais curandeiros não enganam apenas pessoas que anseiam por tratamentos alternativos à medicina tradicional mas também, aqueles que se encontram em situações de desespero, problemas familiares, insatisfação com seu desempenho sexual, tamanho do pênis, ansiedade, carência, falta de amor, falta de sorte, ou até mesmo um simples curioso.

Medicina tradicional ou alternativa, são várias as designações para o uso de plantas no tratamento as enfermidades, tanto que hoje existe a medicina chinesa que apesar de mais sofisticada que a dos nossos médicos tradicionais, tal como eles, também prometem a cura através de plantas e raízes que transformam-nas em comprimidos, xaropes, cremes, etc.

Quanto à eficácia desses medicamentos, só os usuários podem confirmar. Alegra-nos saber que há mais formas de tratar nossas doenças, pois, a concorrência ajuda de certa a melhor a qualidade de serviço de cada um, desde que não usem recursos para enganar pessoas que justamente os procuram num dos momentos mais difíceis de suas vidas.

Autores: Hercília Carlos, Victor Jekson e Nélio Francisco