flash

Flash Ency: Um herói que faz a diferença na sociedade moçambicana

O que é ser herói (PARA MIM)?

Herói é aquele que se distingue pela coragem extraordinária diante de qualquer perigo, que suporta exemplarmente um sofrimento. Considero um herói aquela pessoa que vive de maneira fiel aos seus princípios.

Ser autêntico no mundo globalizado em que vivemos não é uma tarefa fácil. Por isso, ser fiel aos próprios princípios é um desafio. É preciso muita coragem para enfrentar o contexto em que se vive e ser o que se é. O que torna essa pessoa digna do título de herói.

Obs: Na minha óptica! Portanto, são meus HERÓIS. E, depois que você ler isto, serão seus também.

Flash Enccy (MÚSICO E ACTIVISTA SOCIAL)

Andréssio Lucas Amaral, mais conhecido pelo seu nome artístico como Flash Enccy nasceu em Maputo, aos 29 de Junho de 1979. Possui um nível superior em Inglês britânico e Americano.

Flash Enccy surge no mercado do rap através de freestyles que foram promovidos por vários programas radiofónicos na cidade de Maputo.
Integrou-se em vários grupos de Hip-Hop que foram fundados por si, fez seu nome mais além através de parcerias com várias empresas.

Flash é influenciado por livros de filosofia, sociologia, direito, código civil, literatura clássica e mais, assim como pela vida dura dos bairros africanos, para a produção do seu reportório musical (underground moçambicano).

O QUE FAZ DELE UM HERÓI?

No dia 04 de Setembro de 2014 Flash Enccy publicou na sua conta do Facebook a seguinte mensagem:

“Bom dia a todos, hoje venho com uma notícia muito triste, nem dormir consegui, ontem aos 39\14, fui a clínica do Hanhane aqui na Matola, os médicos descobriram que tenho HIV\SIDA. Sou doente, fiz exames porque já não me sentia bem de saúde há um bom tempo e por sinal estou entre a vida e a morte”.

Embora sabendo das inevitáveis consequências que uma publicação destas traria para si e sua família (descriminação, ódio, e talvez até perder admiradores), Flash ganhou coragem e o fez.

O motivo que o levou a publicar isto é a primeira razão que me faz designá-lo HERÓI. Flash pretendia acabar com o medo e alertar para a necessidade de prevenção:

“Decidi publicar a doença para acabar com o medo, e também para sensibilizar a sociedade, principalmente os jovens, para se prevenirem da doença contagiante e mortal. É importante que a juventude acredite que o HIV\SIDA é uma realidade muito triste em África e que se previna nas suas relações sexuais, principalmente os mais novos”.

“Decidi publicar a doença para acabar com o medo, e também para sensibilizar a sociedade, principalmente os jovens, para se prevenirem da doença contagiante e mortal. É importante que a juventude acredite que o HIV\SIDA é uma realidade muito triste em África e que se previna nas suas relações sexuais, principalmente os mais novos”.

O que se pensou que pudesse ser destruidor de carreira veio a ser um catapultar ao sucesso e fama do músico. A seguir a isto choveram elogios de fãs, amigos, admiradores e do público em geral pela atitude que tomara. O homem ganhou forças e robustez para lutar contra um mal maior, o HIV/SIDA, e começou daí ENSINANDO A VIVER.

Algumas frases de ensinamentos recolhidas de seus discursos em entrevistas e outras da sua conta do facebook lêem-se abaixo:

1. “Quando descobri que tinha o Vírus do HIV no meu organismo, procurei um hospital imediatamente.”
2. “Hoje em dia ando muito mais saudável, graças a esse tratamento do hospital.”
3. “Iniciei o meu tratamento com fé e coragem, e até hoje faço tratamento sem ter MEDO de ninguém e de NADA.”
4. “Nunca irei infectar à ninguém embora tenha sido infectado, já disse que o maior vírus numa pessoa é a IGNORÂNCIA.”
5. “Eu sou responsável & tenho consciência da grande importância no papel que cada homem deve ter na preservação da humanidade.”
6. “Eu ao menos sei que não irei morrer por SIDA, porque faço tratamento, & tu já foste ao hospital saber do teu estado de saúde?”

Flash Enccy trabalha arduamente para salvar vidas de muitas pessoas, tal como comprova este post feito na sua pagina do Facebook no dia 16 de Agosto:

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Sou activista artista revolucionário Moçambicano, percorri Moçambique todo fazendo palestras educativas sobre o tratamento anti-retroviral (TARV) e saúde nas escolas, e também nas comunidades.

Andei em várias escolas secundárias e primárias da Nação, sensibilizei e continuo sensibilizando aos jovens estudantes principalmente a conhecerem o seu estado de saúde e a fazerem o tratamento do HIV voluntariamente!

Fui para vários distritos e cidades de Moçambique e alertei aos jovens sobre a importante necessidade de ganharem a cultura de praticar desporto e a terem cuidados especiais para com a sua saúde.

Sou activista em tratamento e em movimento, uso da minha própria história para salvar outras VIDAS que vivem no escuro e na incerteza da Vida, é muito importante a gente se tratar enquanto é cedo, e é sempre importante a gente viver em tratamento e a saber.

Quero e vou dar continuidade a este grandioso trabalho sobre os valores humanos e tratamento, ninguém deve ter medo nem deve sentir vergonha em tratar-se.

Abandonei já a velha vida, e abracei com esperança a nova VIDA.
Hoje, seropositivo, é pai da menina Tifanny Tina Amaral que nasceu saudável provando que uma pessoa em tratamento TARV pode nascer um bebé saudável e ser muito feliz.

Flash Enccy vem ampliando a sua campanha junto ao MISAU, Fundação Clarisse Machanguana e outros activistas sociais num movimento de consciencialização da sociedade moçambicana sobre a prevenção e tratamento da doença. É também um exemplo para muitos jovens, além de salvar vidas, ajuda a vencer a ignorância e o medo.

Nota: grande parte da informação aqui recolhida foi retirada da página de Facebook do Flash Ency.

Autor: Nélio Francisco