A Escola como um rompimento com a realidade?


A escola é um lugar que é visto como espelho para buscar os valores mais nobres que devem nortear o ser humano, ou seja, é onde se molda o homem pela ciência e técnica. Este texto não pretende contrastar aquilo que é ou deve ser a escola, pelo contrário, busca-se olhar a forma como a sociedade (moçambicana) olha a importância da escola.
Um encarregado de educação tem o dever de colocar o seu educando na escola e dar-lhe condições necessárias para que este possa alcançar o sucesso, mas é exactamente neste aspecto de se olhar apenas para Escola como a única forma de se poder descobrir o potencial humano que encontramos o erro. Quem sabe se aquele educando tem alguns “dotes” da bola, da pintura, da música, da natação quando apenas estamos preocupados em ”formar doutores” em função daquilo que os pais e encarregados de educação desenharam como “tipo ideal” para os seus educandos?
É comum ver em outros países onde as condições de vida estão desenvolvidas, pais a preocuparem-se em desenvolver o potencial dos seus filhos mandando-os à prática de outras actividades que não estejam estreita e obrigatoriamente ligadas à escola, porque entendem que é desta maneira que se pode descobrir as potencialidades reais de um indivíduo, deixando-o fazer aquilo que melhor sabe fazer.
Ressalve-se que é correcto ter pessoas instruídas na base de uma escolarização formal, mas é também preciso cultivar e explorar o talento que o ser humano possui, principalmente quando este ainda se encontra na tenra idade.