mocambique-my-love-detsque

A minha figura do ano (2017)

Tornou-se viral, quando chega esta época as pessoas fazem o balanço do ano que finda e perspectivam o ano que se segue.

Uma das tradições que não escapa nesses balanços são as famosas ‘figuras do ano’ de todas as esferas e categorias. Nesse quesito, a revista norte-americana, TIME, figura como a mais cobiçada.

Não ficando alheio, decidi então escolher a minha figura do ano que resume-se em apenas quatro letras: VOCÊ.

É VOCÊ que durante os cerca de 365 dias esperou por uma paz efectiva mas foi dada mais uma trégua e tiros em Mocímboa da Praia.

É VOCÊ que esperava um ano melhor e próspero e foi brindando por mais crise, austeridade para os pobres e luxo para os ricos.

É VOCÊ que foi prometido um metro subterrâneo para o presente quinquénio de governação municipal e foi oferecido um metro-bus com custos milionários.

É VOCÊ que por mais um ano foi obrigado a ‘dormir acordado’ porque deve madrugar para apanhar o primeiro ‘’My Love’’.

É VOCÊ que no presente ano foi aos hospitais públicos e teve que usar todo tipo de artimanhas para ser atendido e no final recebeu um paracetamol como receita.

É VOCÊ que em mais um ano lectivo deu uma capulana nas manhãs de frio ao seu filho para que este pudesse estender como carteira debaixo de uma árvore.

Enfim, é VOCÊ, caro compatriota, que já sabe que o próximo ano vai ser pior que a encomenda actual e por isso chamam-lhe RESILIENTE.